top of page
  • Foto do escritorFactima El Samra

Dança e a saúde da Mulher

Atualizado: 28 de mai. de 2018

Como a dança pode ajudar na saúde da mulher?


Dança na saúde da mulher

Quando penso na mulher e na saúde nos dias atuais, primeiramente devemos compreender como é essa na nossa sociedade contemporânea. Vemos, no dia a dia,  mulheres que diferentemente das nossas mães e avós se emanciparam, conquistando seu espaço no mercado de trabalho, sua independência financeira, dentre outras conquistas, contudo essas mudanças tiveram um preço e parte da essência feminina acabou por ficar adormecida. Não tiro o mérito das ações feministas, mas olho com amor e cuidado para o resultado de todas essas conquistas e como ela tem se manifestado nas mulheres.

Muitas mulheres conseguem seu lugar no mundo de trabalho com altos cargos, mas esquece-se de seu lugar como um ser feminino, ao invés de usar seu lado criativo para conquistar seu espaço, acaba por deixar que seu “animus” tome conta do seu ser e acabe por ter posturas muito mais masculinas do que femininas. Possuímos tantas em uma que acaba sendo difícil conhecê-las, quanto mais integrá-las e não é a toa que por muitas vezes nos perdemos em nossos papéis e deixamos que abusem deste feminino sagrado. Esquecemos-nos de papéis como: de mãe, mulher, de amante, tecelã (aquela que transforma com suas mãos), de curadora etc. e por tudo isso acabamos por adoecer. A doença aparece todas as vezes que estamos vivendo na “unilateralidade”, quando deixamos de viver vários lados de nossa vida e de nossos vários papéis.

O corpo evidencia tudo o que somos e o que pensamos, é através do corpo (quando bebê) que iniciamos nossa jornada de construção de um ser consciente, de um individuo com sua psique. Neste sentido, quando penso na dança, penso em possibilidades de promover no corpo a sensibilização para percepção corporal, seus movimentos, o que ele pode me dizer e o que pode me faz sentir. É por meio de várias técnicas, que vamos criando possibilidades de um diálogo entre corpo e psique, dando voz e luz a ampliação do papel do feminino dentro de cada uma, mesmo vivendo em uma sociedade massificada onde muitas vezes este individual deixa de existir. 






16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page